Performance – Desempenho Físico.

             O bom desempenho que todos buscamos em competições, em treinamento não se baseia assim como muitos observam em somente excelência em seus treinamentos. Existem inúmeros fatores que influenciam com grande peso em seu desempenho em cima da bicicleta e em suas competições ou em qualquer outro esporte.

 

              Nesta imagem abaixo, tentamos ilustrar alguns dos principais fatores relevantes que auxiliam na excelência e no máximo desempenho físico, e neste texto queremos relatar um pouco dessas informações que muitas vezes são passadas despercebidas por atletas amadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

               Quando pensamos em preparação física primeira coisa que vem em nossos pensamentos são as grandes performances de nossos ídolos do esporte. Quando pensamos em iniciar um tipo de treinamento, se tem um motivo e um por que. A partir deste ponto já podemos começar a traçar nossos planejamentos e objetivos para se tenha um porque da realização, seja ela para alta performance, para redução de percentual de gordura ou para bem estar. Unindo este raciocínio a um profissional que irá ajudar a guiar você até este objetivo estabelecido de forma saudável e que possa te trazer uma “segurança”, minimizando riscos de lesões e a perda deste foco por treinamento de forma desordenada que pode gerar um excesso ou falta de comprometimento. Sendo assim já se tem duas importantes ligações da PERFORMANCE citado acima, são eles: PLANEJAMENTO e TREINAMENTO.

 

               Segundo ponto, não vamos ressaltar que seja o mais importante deles, pois todos tem suma importância nessa ligação, mas um com grande peso em seu desempenho à ALIMENTAÇÃO. Tenha total ciência de que você estará realizando uma atividade física, ou seja, irá aumentar seu gasto calórico diário, não é entrando em dietas loucas que conseguirá seu objetivo mais rápido, rapidez não quer dizer saudável, possivelmente pagará o preço dessa pressa um pouco mais a frente. E também não é sair comendo feito um louco que estará fazendo certo. “Comecei a treinar, agora vou começar a suplementar. “, escuto muito isso, o significado da palavra suplementação “Aquilo que serve para suprir qualquer falta; o que se dá a mais”. Vamos se atentar não são os suplementos que vão mudar sua performance, uns e outros podem servirem como estimulantes, mas oque causará melhoras em seu desempenho volto a dizer é a união de diversos fatores, de que adianta gastar muito dinheiro com suplemento alimentar e falhar com sua alimentação seu combustível para execução de atividades físicas  e funcionamento de seu corpo diariamente, correto? Será que você está ingerindo a quantidade diária necessária para que se esteja consumindo? Será que está ingerindo todos os nutrientes necessários? Antes de sair gastando mundo com suplementação busque uma orientação profissional de um profissional da área (nutricionista), faz diferença.

 

              Recuperação, está ai outro ponto de falhas, é recomendado que se durma de 7 a 9 horas diárias isso dependendo de pessoa para pessoa. Quando se inicia o planejamento dos treinos de uma pessoa é necessário levar em consideração outros fatores ligados a sua recuperação, sendo eles o SONO, TRABALHO e FAMÍLIA (que liga afazeres domésticos), trabalhos sedentários algumas vezes de estresse psicológico, outros com um esforço físico maior, além de compromissos familiares que talvez venham a reduzir sua carga horária não somente com o treinamento, mas também com suas horas de repouso de sono. Esses fatores também influenciam com muito peso em sua recuperação entre uma sessão de treinamento e outra.

 

              Motivação, oque te motiva manter firme em busca de seus objetivos, uma realização pessoal, um grande premio. Já parou para pensar em quanto sua saúde mental influência no desempenho de qualquer tarefa.   Já ouvi por diversas vezes “nesta prova que estava cansado sem pressão, me surpreendi com meu desempenho”, ou então, “ não estava com a cabeça legal, alguns problemas no trabalho ou doméstico tirou o foco do esforço”. Muitas vezes os nossos maiores adversários somos nós mesmos, manter centrado e buscando motivação não é uma tarefa fácil, conversas e orientações com seu treinador, orientador ou algum profissional da área, é de grande ajuda para que consiga sobrepor problemas e excesso de fadiga gerada nos treinamentos.

 

               Herança Genética faz alguma diferença na evolução, um histórico atlético de uma pessoa, entre outros fatores fisiológicos como Vo2máx e predominância de tipo muscular. Claro que você não irá ter uma evolução igual à de um amigo, não terá o mesmo esforço cardíaco e etc, não terá o mesmo ritmo os mesmos fatores limitantes ligados ao esforço, somos seres humanos e não robôs todos iguais.

 

              Portanto antes de pensarmos em desempenho máximo em objetivos a serem alcançados repensem não somente no seu comprometimento com seus treinos e sua dedicação e sim em um circuito de situações que gira ao seu redor para proporcionar seu melhor. Não é impossível para ninguém, porém é preciso paciência, persistência e dedicação.

 

Por Rubens Matias 

Cref 100419-G/SP